Está com o estoque parado? Saiba o que fazer!

Estoque parado é o seu problema? Nós temos a solução!

Quem trabalha com revendas sabe o quanto é importante regular o estoque para atender os clientes, realizando as compras na medida certa para não faltar mercadorias e, ao mesmo tempo, não ficar com produtos encalhados. Estoque parado é dinheiro imobilizado. O que fazer para evitar esse tipo de situação? Veja a seguir algumas dicas que a Silvest separou para você!

1. Controle de estoque

Fazer o controle de estoque é essencial para atender a clientela no momento certo. Além disso, com estas informações é possível analisar quais são as peças mais vendidas (modelo, numeração e cores) e aquelas que encalharam no estoque. Esses dados ajudam a conhecer o perfil do consumidor e formam o histórico de vendas do ano. Dessa forma, a aquisição de mercadorias será planejada, de modo a evitar a falta de produtos e a compra de produtos que não atendem às necessidades e desejos dos clientes.

2. Pesquisa de mercado

Para vender bem é preciso conhecer as preferências do consumidor, tendências da moda e, claro, os concorrentes! A partir dessa análise, é possível definir a estratégia de marketing para impulsionar as vendas. Por exemplo, a maioria dos consumidores não compra roupa íntima por necessidade. Se fosse assim, comprariam somente peças básicas, uma vez ao ano, e não haveria tantas opções na moda íntima, inclusive grifes famosas. Estude o mercado e defina uma estratégia de marketing para corresponder aos desejos dos consumidores como estilo, status, sensualidade, conforto e elegância.

3. Promoção de vendas

Para reduzir o estoque parado, promova as vendas realizando liquidações, do tipo “imperdíveis”, que motivam o consumidor a comprar sem pensar duas vezes. Talvez o retorno financeiro seja suficiente somente para cobrir os custos de aquisição dessas mercadorias, mas esse dinheiro poderá ser investido na compra de produtos vendáveis. Muita atenção com as oscilações da economia e o comportamento do consumidor para identificar a tempo uma possível retração nas vendas! Percebendo a desaceleração no ritmo de vendas, pense logo em soluções para o estoque não ficar parado.

4. Marketing digital

Marketing é essencial para alavancar as vendas e o marketing digital é uma solução econômica, com excelentes resultados para promover os negócios. Veja se é viável manter uma loja virtual, crie um blog e também um perfil nas redes sociais para divulgar os produtos. Se você não tem conhecimento e experiência em marketing, leia artigos, e-books e assista aos vídeos disponíveis na internet sobre o assunto e contrate um profissional. Lembre-se: as redes sociais não devem ser usadas para fazer panfletagem comercial e vendas diretas! Use a criatividade nas postagens e veja como as grandes marcas utilizam as redes sociais.  

Você sabia que, sendo revendedora da Silvest, nós fazemos a troca das peças que estão paradas no seu estoque? Basta entrar em contato através do SAC! Se você ainda não é, conheça as nossas vantagens e venha fazer parte do nosso time! <3

Gostou dessas dicas? Então compartilhe e leia outros artigos aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *